Game design = Criar VIDEO games?
(If you'd like to read this in English, here's the translation: https://www.skimpysoft.com/single-post/2017/09/21/Game-DESIGN-Creating-VIDEO-games ) Uma coisa engraçada que eu vi alguns anos atrás, investigando cursos de "Game Design", é que ainda existe muita gente que confunde as coisas...
Uma amiga minha fazia Game Design numa "faculdade particular famosa da área metropolitana de São Paulo", e ela reclamava que mal aprendia a codificar, e que perdia tempo com aulas que ia

Placeholders
Se você está criando um vídeo game SOZINHO, do ZERO, eu assumo que você é o responsável, no mínimo, pelo game design e pela programação.
Sem esses dois elementos, você não faz um vídeo game. (Tendo só o game design você poderia criar um jogo de tabuleiro, mas essa discussão é pra outro dia).
Óbvio que criar um game é uma tarefa multidisciplinar que vai requerer desenhos, músicas... que você pode encomendar/comissionar/contratar de outras pessoas.
Mas e enquanto você não te

Garota Mágica: Yoshiko!
Este é o design original de uma das personagens que eu criei para estar nos jogos pretendo fazer daqui pra frente. Digo noS jogoS por que a minha intenção é começar com um jogo que traria uma coleção de diferentes personagens, quase que imitando Queen's Blade, e depois fazer jogos que mostram o mundo de onde cada uma delas veio. E cada jogo será de um gênero diferente.
Mahou Shoujo Yoshiko é uma que não tem muito definido... a não ser que ela é uma gyaru/kogal que chamou a a
Questões em Game Design
Quando se trata de iniciar o design de um jogo, temos dois conceitos que devemos balancear: o "familiar" e a "novidade".
Não é à toa que existem centenas de clones de Super Mario, de Call of Duty, de Warcraft, etc: nossos cérebros primitivos são programados para buscar aquilo que é confiável.
Por preguiça ou por segurança, nós somos assim desde a pré-história.
É claro que nessa época nem se sonhava em "Game Design", mas saber disso é útil para o designer.
Outra coisa qu


Primeiro loop do Arcade Mode
Pra inaugurar (de verdade) esse blog, decidi começar mostrando o primeiro desenho do loop do Arcade Mode que eu fiz. É bem simples, mas sem colocar as coisas na ponta do lápis fica muito difícil programar. (Esses dias eu estava tentando fazer a inteligência artificial da 4º oponente "de cabeça" e não estava saindo... aí eu coloquei as idéias em ordem no papel e saiu fácil, fácil).
Uma coisa que já mudou desse desenho é que as disputas não tem mais "Rounds". Você só enfrenta