top of page

Acessibilidade e Games

Dependendo do tipo de jogo que você está fazendo, existem diferentes necessidades especiais que você tem que se preocupar em atender. As mais óbvias no "Battle Of Otherworldly BeautieS" são: conseguir controlar o jogo, e conseguir ver e diferenciar as peças. Para o controle, eu decidi fazer uma configuração completamente aberta. Assim, se uma pessoa quiser que, por exemplo, a tecla F6 seja "direcional para a esquerda", por qualquer que seja o motivo, eu permito. Isso também facilita caso a pessoa queira usar um programa externo, como o Xpadder.

Agora, a parte interessante é enxergar e diferenciar as peças. Caso você não tenha se tocado ainda, uma pessoa daltônica teria bastante dificuldade em jogar B.O.O.B.S. No meu design original, eu planejava deixar as peças lisas, somente com a cor para identificá-las. Só depois de testar como um daltônico veria o jogo que eu decidi colocar os ícones pretos. Usando um software chamado Color Oracle ( http://colororacle.org ) você pode simular os 4 tipos diferentes de daltonismo:

E no site: http://www.color-blindness.com/coblis-color-blindness-simulator/ você pode fazer upload de imagens do seu jogo e ver em diferentes tipos de daltonismo.

Como você pode ver, é um pouco mais complicado do que "enxergar preto e branco", e se eu não tivesse colocado os ícones pretos nos blocos, seria impossível pra um daltônico jogar o meu jogo.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page